Dicas de Livros de Direito Constitucional

abril 23, 2017


Ei, pessoal!

Hoje vou falar sobre os livros que utilizo em Direito Constitucional.

Confesso que a minha bibliografia nessa disciplina sempre foi, e ainda é, um problema. 

Para o concurso de analista, eu usei o Direito Constitucional Descomplicado, da famosa dupla Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. O livro é muito bom. E, para provas de analista, acredito que seja suficiente. Para mim, deu certo!


Alguns cursos e coachs, inclusive, indicam a obra também para o concurso da Magistratura, fazendo a ressalva para o capítulo de Controle de Constitucionalidade, que deve ser aprofundado em outro livro. Mas eu, particularmente, não uso mais. Cheguei a comprar a versão resumida. Li alguns capítulos, mas não levei a leitura adiante.

A obra mais usada hoje é o Direito Constitucional esquematizado, do Pedro Lenza. Tenho uma edição antiga do livro e já li e reli grande parte dele. É muito completo e tá sempre muito bem atualizado. Mas a leitura em alguns pontos é cansativa. Chega uma hora que você não aguenta mais. Pelo menos foi o que aconteceu comigo. 


A última tentativa que fiz foi com as Sinopses para Concursos, da editora Juspodivm. São dois tomos com cerca de 700 páginas cada. E, apesar de se tratar de "sinopse", os livros parecem ser completos. Pelo próprio propósito das obras, abordam o assunto de forma mais direta e sucinta, sem muito aprofundamento. Ainda não os li por inteiro. Mas algumas teorias, principalmente no Capítulo de Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, só encontrei nelas.




You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu indico o Curso de Direito Constitucional do Bernardo Gonçalves editado pela juspodivum.

    ResponderExcluir
  2. o da Nathalia Masson da juspodvim é excelente tb!

    ResponderExcluir
  3. O Curso de Direito Constitucional, do Professor Flávio Martins, editora RT, é tudo de bom! Super recomendo!!

    ResponderExcluir
  4. Vc ja experimentou o livro do Marcelo Novelino? Usei na EMERJ e acho uma leitura bem tranquila!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Se quiser tentar outra, sugiro Marcelo Novelino. Para a parte inicial (história, metodologia, direitos fundamentais) sugiro as aulas do Daniel Sarmento do Master Juris de 2014/2015. Faça um caderninho dessas aulas e depois vá com Novelino. Sempre fui "fraco" em Constitucional nas primeiras fases, hoje estou mantendo a média de 70 a 80 % de acerto.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Follow by Email